quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MAIS EXPLICAÇÕES SOBRE O LOGO DA JMJ 2013

Com base na passagem da Palavra do Evangelho de São Mateus, percebe-se a necessidade de exprimir uma referência direta à imagem de Jesus e ao sentido do discípulo. Neste episódio, Jesus encontrou-se com os seus discípulos numa montanha, após a sua ressurreição. Como símbolo da cidade do Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também se encontra numa montanha e é um monumento reconhecido no mundo inteiro. O tema é uma palavra de ordem proclamada pelo próprio Senhor Jesus, e assim a Sua imagem adquire destaque no centro do símbolo.

Os elementos do símbolo formam a imagem de um coração. Na fé dos povos o coração assumiu um papel central, assim como o Brasil será o centro da juventude na Jornada Mundial. Também designa o homem interno por inteiro, tornando-se nesta composição a referência aos discípulos que têm Jesus no seu coração.

Os braços do Cristo Redentor ultrapassam a figura do coração, como o abraço acolhedor de Deus aos povos e jovens que estarão no Brasil. Representa o acolhimento do povo brasileiro, como povo de coração generoso e hospitaleiro.

A parte superior (em verde) foi inspirada nos traços do Pão de Açúcar, símbolo universal da cidade do Rio de Janeiro, e a cruz nela contida reforça o sentido do território brasileiro conhecido por Terra de Santa Cruz. As formas que finalizam a imagem do coração possuem a cor azul, representando o litoral, somada ao verde e amarelo que transmitem a brasilidade das cores da bandeira nacional.


Salve Maria!
fonte: rio2013.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário