sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A FORÇA DO RÁDIO NO NORTE DO BRASIL


Manaus, 13 ago (RV) - Cultura midiática e a comunicação como processo relacional foram os dois temas estudados na manhã desta quinta-feira, 12, no curso de comunicação em andamento desde segunda-feira, 9, em Manaus (AM). Os temas foram abordados pela professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), Irmã Joana Puntel.

O curso é promovido pelo Regional Norte 1 da CNBB (norte do Amazonas e Roraima) e organizado pela Comissão para a Amazônia e pelo Setor de Comunicação Social, da CNBB. Participam do encontro 95 pessoas, entre leigos, padres, seminaristas e religiosas das nove prelazias e dioceses que formam o Regional.

Irmã Joana discorreu sobre a importância da comunicação como relação humana e destacou que os meios não são a comunicação. Sobre a cultura midiática, a religiosa ressaltou que a nova geração já nasce nesta sociedade midiática, que os adultos nem sempre conseguem acompanhar.

Segundo Puntel, quem tem a informação, “tem o poder” e as crianças e adolescentes têm o domínio dessas novas tecnologias, sendo comum os pais recorrerem a eles pedindo ajuda no manuseio destes meios. Ela lembrou também o Papa João Paulo II que exortou os católicos a não terem medo das novas mídias, úteis para a propagação também do evangelho. (CNBB)

Cristiane Murray entrevistou o Presidente do Regional Norte I, Dom Mario Pasqualotto, Auxiliar de Manaus, que fala da importância da comunicação nesta área de grandes distâncias e agradece as ajudas vindas dos outros Regionais do Brasil e da Conferência Episcopal Italiana, para a realização deste curso.

Dom Mario realça também a força do rádio, meio de comunicação que une as comunidades e leva a Palavra a quem está mais distante.


Salve Maria!

fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário