segunda-feira, 3 de maio de 2010

NOTA SOBRE O CONGRESSO MARIANO 2010

Foi muito bom acomodar-me em um daqueles milhares de bancos brancos e prestigiar um evento construído e organizado para todos os Marianos de nosso Brasil, em especial às nossas Congregações Marianas. Gostaria de destacar ao menos 3 pontos que me chamaram a atenção.
1 - Tradições:
Confesso que não sou muito chegado à procissões, apesar de admirar e apoiá-las. Mas, está totalmente dentro da forma de expressão de fé de nós, seguidores de Nossa Senhora. Me emocionei bastante com a chegada da Procissão no sábado pela manhã.
2- Conteúdo:
Quanto as palestras (confesso que sou um leigo "bem leigo"), mas era nítido que nossos palestrantes foram "usados" por Deus! Aproveito a deixa para parabenizar pelo belo trabalho que nosso Vice-assistente Eclesiástico Nacional, Pe. Albertine, vem realizando junto às CCMM's. Fica aqui os meus parabéns, que Deus o abençoe, Pe. foi ótimo saber que temos um padre nos apoiando no nosso dia-a-dia. Não poderia deixar de citar Pe. Alexandre Paccioli, transmitiu também muito mais que conteúdo, AMOR com letras maiúsculas. Felipe Aquino, mesmo com aquele jeitão burocrático, tirou um nó de nossas cabeças na palestra alternativa do sábado ao falar dos dogmas com a tese de que Maria é a 1a. a transmitir a Deus depois de Seu Filho. Arrancou lágrimas no domingo de manhã.
3 - Entretenimento:
Com relação ao entretenimento, as Cantoras de Deus tiraram muita onda. Um show que atingiu cada Congregado Mariano com 90% das músicas destinado a vivência deles e delas.
Pena que dessa vez o jovem mariano dançou. Apesar de todo o esforço dos apresentadores da CN dizerem que tudo ali era pra jovens também, era nítido que nem tudo era.
Mas, como conversado com nosso Presidente Nacional, José Maria, foi o 2° Congresso Mariano. Falei que estavam todos de parabéns, e que ano que vem possamos ter um Encontro voltado para os jovens mais jovens também, com palestras tipo: "JOVEM, FUNDE UMA CONGREGAÇÃO MARIANA", "COMO SER O FUTURO DAS CCMM'S", etc. Sem esquecermos dos nossos Marianinhos.
Bom, fica pra próxima. Porém, ressalto que a idéia foi amplamente apoiada não só por ele, mas por todos à sua volta. Inclusive, falaram da importância do jovem expressar suas necessidades (isso falta aos nossos jovens ainda, com a exceção de Angelos, Caridades, Orlandos, Lucienes, Marambaias e etc)
Mas o princípio que era realmente extremamente necessário, foi conquistado. Marianos que só viam a CN pela tv tiveram a oportunidade de de estarem mais próximos do presente (diga-se de passagem, muitos ainda pensam que estão antes de 1950, ao menos suas mentalidades, NÃO É O CASO DA MAIORIA).
Enfim, todos se salvaram. Em todos os sentidos!
As CCMM's conseguiram mais que um projeto de evangelização, a continuidade de opção de vida de nossos Marianos, e de quebra conseguimos nos desvencilharmos de um monopólio da nossa própria casa (Aparecida do Norte), que ultimamente parece que a transformaram muito mais uma feira que uma Romaria, tirando é claro a devoção de milhões de fiéis trazendo consigo todo o sentido da veneração à nossa Mãe; a maravilhosa missa da entrada das bandeiras e a Assembléia Nacional feita com todo o carinho por nossos Congregados líderes.
A Canção Nova evangelizou, cumpriu mais uma vez sua meta. Seu princípio fundamental. Também ganhou um trocado com dos mais de 15.000 Marianos (trocado em comparação ao Hosana). Mas já ajuda a cumprir a grande meta mensal (que por sinal faz um maravilhoso trabalho social em Cachoeira Paulista ajudando muita gente em todos os sentidos).
E eu, que fiz meu Encontro pessoal com Deus e à Caravana de Congregados e Congregadas que foram comigo, ao Seu Adão (nosso presidente da Federação), homem de fé e pra frente que peitou todas as adversidades, abraçou a "loucura" e fez questão que fôssemos, e a Mel (presidente da Congregação da Glória) que participou com muitas lágrimas de alegria e encontrou seu celular ao chegar em casa. Aos que não foram, sinto muito. Ano que vem chegará logo!
Fica aqui meus parabéns aos idealizadores desse maravilhoso Congresso Mariano, a todos Católicos Apostólicos Romanos e a todos que varreram, limparam, fizeram e arrumaram para que o nosso final de semana fôsse completo, com Deus e Nossa Mãezinha querida, Maria!
A todos,
Salve Maria!
Rodnei R. M. Junior, C.M
27 anos e Congregado a 10.
Obs1 : As Fotos serão postadas hoje à noite, do celular da Mel para o nosso blog.
Obs2 : Ainda falta um pouco de coerência no texto, prometo que melhorarei nos próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário