sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

PAPA ENTREGA "NOBEL CATÓLICO" À EDITORA 'SOURCES CHRÉTIENNES' (FONTES CRISTÃS)


Brescia, 09 nov (RV) - No âmbito de sua visita à Brescia, neste domingo, Bento XVI entregou o “Prêmio Internacional Paulo VI”, à coleção de livros publicados pela editora ‘Sources Chrétiennes’ (Fontes Cristãs). O reconhecimento é definido pelo jornal vaticano L’Osservatore Romano como o “Nobel Católico”, e é atribuído a personalidades ou instituições ativas no campo da cultura de inspiração religiosa.

‘Sources Chrétiennes’ se ocupa da edição dos principais textos dos principais fundadores do Cristianismo. Publica textos gregos, latinos e orientais da Antiguidade em sua língua original, acompanhados por uma tradução francesa. A coleção vencedora tem mais de 500 obras.

Na cerimônia de entrega, no Instituto Paulo VI, em Concesio, o pontífice justificou a escolha afirmando que este prêmio ressalta o compromisso desta histórica coleção, fundada em 1942, entre outros pelos Padres Henri De Lubac e Jean Daniélou, como uma “redescoberta das fontes cristãs antigas e medievais”.

Os jesuítas De Lubac (1896-1991) e Daniélou (1905-1974) foram criados cardeais respectivamente por João Paulo II e Paulo VI, em reconhecimento à extraordinária contribuição que ofereceram à teologia do século XX. Ambos participaram do Concílio Vaticano II como especialistas.

Outorgado quinquenalmente, o prêmio foi recebido pelo diretor da coleção, Bernard Meunier. (CM)
Salve Maria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário