sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

BENTO XVI: A PAZ NO ORIENTE MÉDIO PASSA PELO DIÁLOGO ENTRE AS CULTURAS E RELIGIÕES



Cidade do Vaticano, 20 fev (RV) -O diálogo intercultural e religioso como chave para reconduzir a paz ao Oriente Médio foi um dos temas que Bento XVI abordou na audiência concedida esta manhã ao premier libanês, Saad Hariri.

No clima "de grande cordialidade" que caracterizou os colóquios, foi examinada – informa um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – a "situação no Líbano e se fez votos de que o país, mediante a exemplar convivência das diversas comunidades religiosas que o compõem, permaneça sendo uma "mensagem" para a Região do Oriente Médio e para o mundo inteiro".

Segundo refere a nota vaticana, ao ressaltar em seguida "a necessidade de encontrar uma solução justa e global aos conflitos que martirizam a citada Região, foi evocada a importância do diálogo intercultural e inter-religioso para promover a paz e a justiça.

Nessa perspectiva – lê-se ainda no comunicado – foi feito um aceno à próxima Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio".

Por fim, durante a audiência foi recordada também a "importância da presença e da obra dos cristãos no país" e "se expressou grande apreço – conclui a nota – pela contribuição que a Igreja Católica oferece em benefício de toda a sociedade, em particular mediante as instituições educativas, de saúde e assistenciais".

Concluída a audiência com o Pontífice, o premier libanês Hariri se deteve em colóquio com o Cardeal Secretário de Estado, Tarcisio Bertone, e com o Secretário das Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti. (RL)


Salve Maria!


fonte: Rádio Vaticana

Nenhum comentário:

Postar um comentário