terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

3 de 4 - TIRE TODAS SUAS DÚVIDAS A RESPEITO DAS CONGREGAÇÕES MARIANAS DO BRASIL


13) Que condições deve ter nosso apostolado?


Nosso apostolado deve reunir as seguintes condições para cumprir o fim apostólico da Congregação: trabalhar com grande empenho, fazê-lo conforme as exigências de nossa situação social, procurar fazer o maior bem possível no lugar de nos conformar com qualquer bem e exercitar o apostolado tanto corporativa como individualmente. (269,BS-414,R-43)



14) Que obras de apostolado tem exercido preferencialmente as CC.MM.?


As obras de apostolado exercidas com preferência pelas CC.MM. tem sido: ensinar a Doutrina Cristã mediante a catequese, visitar aos enfermos dos hospitais e aos presos, imbuir a todas as classes sociais um desejo de uma vida mais cristã mediante os Exercícios Espirituais, socorrer aos pobres em suas necessidades Espirituais e corporais, fazer prevalecer a nível estatal leis conforme os princípios evangélicos e a justiça social, criar organizações para combater a imoralidade e proteger os bons costumes e criar escolas técnicas para formação e aperfeiçoamento de operários e profissionais. (BS-387,BS-388,R-12)


15) O Apostolado das CC.MM. é de acordo com a Hierarquia eclesiástica?


O apostolado das CC.MM. é hierárquico por expressa vontade da Santa Sé: desde a sua própria origem, as CC.MM. se propuseram como um dever próprio e muito conforme a suas leis encarregar-se de todos os trabalhos apostólicos que a Santa Madre Igreja lhes encomendara. Por isto, a Hierarquia eclesiástica as inclui no o exército do apostolado militante e dela dependem inteiramente no tocante a empreender e levar a cabo suas obras. (BS-386,BS-392)



16) Como cumpre o congregado seu compromisso de defender a Igreja?


O congregado cumpre seu compromisso de defender à Igreja sendo, em primeiro lugar, exemplar cristão e ajustando perfeitamente suas crenças e sua conduta à Fé e moral que a Santa Igreja Católica ensina, aprovando o que ela aprova, reprovando o que ela reprova, sentindo em tudo com ela e não se envergonhando jamais de proceder em sua vida privada e pública como filho fiel e obediente de tão santa Madre. (BS-393,R-33)



17) Como tem combatido tradicionalmente as CC.MM. na defesa da Igreja?


As CC.MM., tradicionalmente, tem combatido em defesa da Igreja nas primeiras fileiras:


  • Com a palavra: com a pena e a imprensa, na controvérsia, na polêmica, na apologética.



  • Com a ação: sustentando o valor dos fiéis, socorrendo os confessores da Fé, ajudando aos sacerdotes em seu ministério e perseguindo a imoralidade pública.



  • Em certas ocasiões, com a espada: para a defesa da Cristandade.



  • Com o testemunho definitivo do martírio, derramando seu sangue pela Fé. (269)


18) quais são os meios próprios das CC.MM. para alcançar seus fins?


Os meios próprios que possuem as CC.MM. para alcançar seus fins são três: A Regra de Vida (Regula Vitae), a formação e a vida de congregação. (428,R-32)




Salve Maria!

fonte: C.M Sede de Sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário