terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

1 de 4 - TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE AS CONGREGAÇÕES MARIANAS



1) Que são as CC.MM.?


As Congregações Marianas são associações religiosas destinadas a fomentar em seus membros uma ardente devoção, reverência e amor filial à Santíssima Virgem Maria; e por meio desta devoção e de seu patrocínio, fazer dos fiéis, congregados sobre seu nome, cristãos de verdade. (385,411,R-1)




2) Por que se diz “associações religiosas” ?


Se dizem associações religiosas porque são verdadeiras sociedades, com fins e meios próprios, canônicamente erigidas e sujeitas à Autoridade Eclesiástica. (404,405,R-2)




3) Por que estas associações se chamam Marianas?


Estas associações se chamam Marianas porque tomam seu título da Santíssima Virgem e, sobretudo, porque cada congregado deve professar uma especial devoção à Mãe de Deus, entregando-se a Ela mediante uma com sagração total e comprometendo-se perpetuamente, ainda que não sobre pecado, a lutar com todo empenho pela salvação e perfeição própria e dos demais. (BS-385,BS-411,R-3)




4) Quem foi o fundador das CC.MM.?


O fundador das CC.MM. foi o jesuíta de origem belga Juan Leunis, quando no ano 1563, funda no Colégio Romano da Companhia de Jesus a congregação da "Anunciação", que seria "Prima Primaria".




5) Com quê idéia funda Juan Leunis as CC.MM.?


Juan Leunis, grande conhecedor da juventude e excelente pedagogo, funda as CC.MM. com a idéia de formar nos Colégios da Companhia grupos selecionados que serviriam de fermento no meio da massa, apoiados por um espírito de iniciativa e superação e com a ajuda da Mãe Celeste, a quem deviam de honrar e venerar de modo especial. (422,R-40)

Salve Maria!

fonte: C.M Sede de Sabedoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário