quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

HOMILIA DIÁRIA : SEMEAR A PALAVRA DE DEUS - Mc 4, 1-20

As pessoas já estão preparadas só esperando que alguém vá lá e fale de Deus para elas. Hoje Jesus começa dizendo o seguinte: Escute, ó semeador, sai a semear. Se nós formos às roças, aos lugares onde se planta nós vamos ver que o semeador pega a semente e a joga. Penso que é isso que Jesus quer que façamos; jogar a semente, pois ela vai cair em algum lugar. Um dia ela vai dar fruto. Eu pego a Palavra e a “jogo” e ela vai ao coração de qualquer pessoa e uma vez que está lá ela vai crescer. Mas nós que somos os semeadores da Palavra de Deus temos de saber que ela tem poder de mudar qualquer coração. Quando eu leio a Palavra de Deus ao coração de alguém ela vai semear frutos.

“Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não volvem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado, e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão” (Isaías 55,10).

A Palavra não volta sem ter produzido seu efeito. A Palavra de Deus precisa surtir efeito no coração daqueles que ainda não a ouviram. Antes de mais nada, é preciso que você acredite naquilo que você está dizendo.

“E desde a infância conheces as Sagradas Escrituras e sabes que elas têm o condão de te proporcionar a sabedoria que conduz à salvação, pela fé em Jesus Cristo. Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra. Eu te conjuro em presença de Deus e de Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, por sua aparição e por seu Reino: prega a palavra, insiste oportuna e importunamente, repreende, ameaça, exorta com toda paciência e empenho de instruir. Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas. Tu, porém, sê prudente em tudo, paciente nos sofrimentos, cumpre a missão de pregador do Evangelho, consagra-te ao teu ministério.”(II Timóteo 3, 15-17; 4,1-5)

Se hoje nós estamos aqui perseverando é porque as palavras da Sagrada Escritura um dia fizeram efeito em nosso coração. Quem produz salvação no coração do homem é a Palavra de Deus, por isso tem de ser direta. Toda a Escritura é inspirada pelo Senhor, portanto, cada palavra vai tocar o coração de quem a ouvir. O povo tem sede e tem fome da Palavra de Deus.

Esse negócio de viver dizendo que temos de anunciar a Palavra do Senhor com outras palavras não existe! Para o demônio quanto mais nós não falarmos de Jesus tanto melhor será para ele.

Tem muita gente que não persevera no Cristianismo porque vive atrás de novidade. A Palavra é a mesma ontem e por toda a eternidade ela será sempre a mesma. Você é chamado a se tornar um consagrado à Palavra de Deus, porque hoje os homens estão sendo levados pelas falsas doutrinas. O inferno está usando de todos os meios para que nós nos calemos, mas nós não podemos fazer isso! Jesus disse que nós não devemos ter medo de quem pode matar o nosso corpo, mas sim, de quem pode matar a nossa alma. Feliz daqueles que forem perseguidos por causa do nome do Senhor, pois o Reino dos céus a eles está reservado. O Evangelho está aqui e é ele que nós devemos anunciar. Oportuna e importunamente precisamos usar a Palavra de Deus para isso.


Homilia de padre José Augusto
Missionário da Comunidade Canção Nova



Salve Maria!


fonte: canção nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário